Há mais de 10 anos atrás, uma nova super franquia de ação teve início. Sob direção de Rob Cohen, em setembro de 2001, chegava aos cinemas brasileiros a primeira parte de uma série de filmes envolvendo rachas, carros tunados e muita adrenalina: “Velozes e Furiosos” começava sua história.
O filme trazia uma história comum no cinema norte-americano: um policial infiltrado em uma gangue aproxima-se do líder desta em busca de respostas para crimes. O diferencial: esta gangue, além de lidar com crimes, contava com milhares de quilômetros por hora em carros velozes e completamente modificados.
A resolução final para esta história não foi esclarecida com o término do longa em questão, pois dois anos depois, devido ao sucesso de público e bilheteria, estreou o segundo filme da franquia – “+Velozes +Furiosos“. Por sua vez, este garantiu mais cinco sequências, sendo a sexta parte desta história a principal estréia nos cinemas esta semana e a sétima com lançamento previsto para o meio de 2014.
Conhecendo e gostando dos filmes, ou tendo interesse por potentes máquinas, cenas que desafiam a física e muito cantar de pneus, acompanhe neste especial uma breve retomada dos seis filmes desta saga sobre rodas!
A Cronologia
Ao contrário do que se esperava, os filmes não mantiveram uma sequência linear. O primeiro longa, estrelado por Paul Walker e Vin Diesel, marca o início da história que, em seu suposto terceiro episódio,“Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio” (2006), é interrompida com a ausência do elenco chave dos filmes antecessores, contando com uma trama completamente nova e mísera aparição de Diesel nas cenas finais da projeção.
Apresentando novos personagens e cenário, o terceiro filme é o final da saga desenvolvida em todos os outros lançados até o presente momento. Isto fica claro somente ao final do sexto longa. A cronologia correta das obras é, portanto, subdividida.Em ordem de lançamento contamos com “Velozes e Furiosos” (2001), “+Velozes +Furiosos” (2003),“Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio” (2006), “Velozes e Furiosos 4″ (2009), “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” (2011) e “Velozes & Furiosos 6″ (2013). Entretanto, após o segundo filme, as obras que realmente dão continuidade a trama são as lançadas em 2009 e 2011, “pulando” o filme lançado em 2006.
Isso ocorre por que a trama apresentada em Tóquio desenvolve-se paralelamente a continuada pelos personagens presentes desde o primeiro longa. Explicando em outras palavras: o terceiro filme conta uma história situada no mesmo tempo em que o sexto desenvolve-se. Percebemos isso pois a cena final de“Velozes & Furiosos 6″ traz um momento icônico de “Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio”.
A partir deste ponto, então, consegue-se o gancho que será utilizado para o sétimo filme (ainda sem título definido) e consequentes continuações.





0 comentários:
Postar um comentário